sexta-feira, 25 de abril de 2008

68 destinos


O protesto de literalmente milhares. Foto de Evandro Teixeira

No dia 26 de junho de 1968, os cariocas assistiram a uma das maiores manifestações públicas em sua cidade. Aliás, não apenas assistiram, mas também participaram. Milhares de pessoas estiveram na "Passeata dos Cem Mil". O Rio de Janeiro deixara de ser o mesmo desde a morte do estudante Edson Luís, em março daquele ano. Os episódios seguintes de repressão foram cada vez mais violentos, culminando naquela que foi chamada de "sexta-feira sangrenta", em que a cidade presenciou uma guerra civil em praça pública -- por mais que a construção soe batida, é o que relatam os que assistiram a tudo isso, como Zuenir Ventura em seu livro 1968 - O ano que não terminou, citado no post abaixo.

A Passeata dos Cem Mil foi a resposta da população, que compareceu às ruas para demonstrar seu descontentamento. E não apenas a população: líderes estudantis, mães chocadas com a idéia de que seus filhos poderiam ser o próximo Edson Luís, padres, engenheiros, advogados, artistas, jornalistas. A idéia da Passeata foi de Ferreira Gullar e narrada por Zuenir. Não tentarei recriar essa história porque Zuenir já fez isso, e muito bem, em seu livro. O importante é saber que foi a articulação de poucas pessoas que garantiu a segurança de milhares, que puderam sair para protestar sem medo de serem presas.

Tudo isso para dizer que o fotojornalista Evandro Teixeira, que já havia registrado diversas cenas daquele ano, também estava trabalhando no dia da Passeata dos Cem Mil. E fez o retrato emblemático desse dia. Da foto, surgiu a idéia para o livro que já foi lançado no Rio de Janeiro, e será lançado em São Paulo até o final do mês. 68 destinos pretende contar a história de 68 pessoas naquela foto -- o que aconteceu com elas nesses quarenta anos que se seguiram.

Em razão do lançamento, Evandro foi entrevistado no Programa do Jô. Para os que não conhecem a foto ou querem saber onde estavam naquele dia personalidades como Paulo Autran, Clarice Lispector, Antonio Callado, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Othon Bastos, vale a pena assistir o vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.