quinta-feira, 19 de junho de 2008

De catador à artesão, poeta, livreiro

Eloísa Cartonera é um projeto iniciado em Buenos Aires, que trabalha com cooperativas de catadores de papelão nas ruas da cidade. Os coordenadores do projeto compram o material arrecadado por um preço maior do que o de mercado, para que estas pessoas ganhem um incentivo e a possibilidade de inclusão social. Como a maioria dos envolvidos corresponde a jovens com idade inferior a 18 anos , então, a idéia é ensiná-los a confeccionar livros artesanais, a fim de serem vendidos com qualidade e a preços acessíveis.

Depois da Argentina, a idéia foi copiada na Cidade do México, no Peru e no Chile. Aqui em São Paulo, também existe um projeto similar chamado Dulcinéia Catadora. Para comprar os livros artesanais de escritores brasileiros e de outros latino-americanos, é só dar um pulinho no bar Mercearia São Pedro. O endereço: Rua Rodésia, 34 - Vila Madalena - São Paulo - SP. Telefone: (11) 3815-7200. Funciona de segunda a sábado, das 10h à 1h. Domingos, das 11h às 18h.

Agora, um vídeo de abril deste ano, com uma das coordenadoras do Dulcinéia Catadora, Lúcia Rosa, explicando sobre o projeto, durante a confraternização de lançamento do livro "Mentiras", de Floriano Martins:

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.