sexta-feira, 20 de junho de 2008

Inimigo Rumor


Revistas literárias são raras por aqui. Recentemente, conhecemos a versão brasileira da inglesa Granta, fundada em 1889 (isso mesmo!) por alunos da universidade de Cambridge.
Hoje estou aqui para contar sobre uma que é produto nacional e motivo para orgulho:
Em 2008, Inimigo Rumor completou dez anos e vinte números.

No começo, era publicada pela editora Sette Letras (atual 7Letras) e editada pelos poetas Carlito Azevedo Júnior e Júlio Castañon Guimarães. No primeiro número, de cara poemas inéditos de Haroldo de Campos, Sebastião Uchoa Leite, Armando Freitas Filho e Francisco Alvim. Não havia editoral. No site da Cosac Naify, Carlito Azevedo justifica essa ausência com sua certeza nos textos, que já serviam como uma apresentação ao público: "Confio bastante na capacidade dos poemas e dos ensaios selecionados, e na montagem final, dizerem o que tem que ser dito". Os autores e seus textos - não apenas brasileiros, vale lembrar - já justificavam e anunciavam a intervenção que a revista pretendia.

Com o tempo, veio o crescimento: no número 14, com a parceria da Cosac Naify, a tiragem triplicou: de 500 para 1.500 exemplares. Em dez anos, passaram pelas páginas da Inimigo Rumor autores como Ferreira Gullar, Antonio Candido e Walter Benjamim. E os assuntos não se restringem à poesia: há ensaios sobre artes plásticas, música, e até trabalhos fotográficos.

O nome da revista, à primeira leitura curioso, deriva do título de um livro do poeta, novelista e ensaísta cubano Lezama Lima, Enimigo Rumor. Para quem faz a revista, o nome foi e continua sendo uma definição de poesia. E para quem se interessa por literatura, vale conhecer tanto a revista quanto o livro. Boas leituras!

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.