quarta-feira, 25 de junho de 2008

Livro-objeto


O que você compraria com 750 libras? (Ou, para quem não sabe a cotação de cor, aproximadamente 2370 reais -- isso com a taxa de câmbio de hoje, a libra valendo R$3,15).

Você poderia ter comprado uma edição limitada de The Devil May Care, o novo livro do James Bond, escrito por Sebastian Faulks. Foi publicado pela editora Penguin, mas o toque final foi da Bentley, que fabrica os carros do Bond. Cada um dos trezentos livros vinha em uma capa especial de couro italiano, feito no mesmo lugar que fornece couro para o interior dos carros da Bentley. E de brinde, ainda vinha uma miniatura do Bentley R, carro que aparece em Thunderball e On Her Majesty’s Secret Service – na verdade, esse carro nunca existiu, então as miniaturas foram baseadas nas descrições do Ian Fleming, criador do 007.

E você ainda teria lucrado! Algumas semanas depois, já havia gente vendendo a mesma edição por 3500 dólares, mais do que o dobro do valor original.

Mas as extravagâncias literárias não param por aí. No ano passado, era possível comprar o livro Dancing with the Bear, de Roger Shashoua por 3 milhões de libras. Na capa, 600 diamantes. O título estranho não explica o livro, que é sobre como o autor se tornou milionário na Rússia. Engraçado é pensar que quem dispõe de mais de 9 milhões de reais precise de dicas sobre negócios.

Os mortais como eu talvez cheguem à mesma conclusão: isso está me cheirando a tática de editora. E tática muito boa, alias para a situação atual das editoras, que a cada dia tem de lidar com uma concorrente cada vez mais forte: a internet. Tudo bem que pouquíssimos podem comprar edições tão caras como essas duas que citei, mas a idéia de transformar o livro em um objeto de coleção, ou torna-lo cada vez mais único é interessante. Ao menos para concorrer com os livros que podem ser impressos, por exemplo, do domínio público ou no GoogleBooks.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.