quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Coluna virtual do Castello

"O AI-5 foi feito à noite e havia uma reunião lá em casa, amigos. Ao ouvir o Ato lido pelo Gama e Silva nas televisões e nas rádios, percebi que a coisa estava mal parada. Chamei minha mulher: “Vai olhando tudo aí que eu vou dormir. Estou muito cansado e vou ser preso amanhã cedo”."
Carlos Castello Branco, jornalista nascido no Piauí, foi um dos maiores jornalistas políticos de toda história brasileira. Passou pela Tribuna da Imprensa, Diário Carioca, Diarios Associados, mas ficou conhecido mesmo no Jornal do Brasil.

Com a diária "Coluna do Castelo", analisou de maneira fina, atenta e objetiva o dia-a-dia dos tempos nebulosos da Ditadura Militar. Foi um observador privilegiado em razão de seu dotes pessoais - não utilizava gravadores e conseguia transcrever como ninguém uma entrevista - e de suas valiosas fontes de informação.

Prestigiado entre políticos e jornalistas, foi preso um dia após o decreto do AI-5. Já esperava a censura, mas nunca a temia. Nos cinco dias de cárcere, foi bem tratado por oficiais, que chegaram até a lhe oferecer banquetes na prisão.

A obra Os Militares no Poder, contendo suas colunas de 1964 a 1968, foi um tremendo sucesso na edição de 77, com três volumes. Ano passado, a obra foi reeditada em um único volume pela editora Nova Fronteira.

Agora, a família de Castello disponibilizou um rico acervo de colunas do jornalista político de 1963 até 1993, além da biografia e imagens dele. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.