quinta-feira, 12 de junho de 2008

Panorama da literatura latino-americana

Está nas bancas o 7ª número da coleção Cadernos EntreLivros sobre literatura latino-americana, justamente o tema que estamos tratando desde o início do mês.

A revista apresenta já nas primeiras páginas uma cronologia casando os principais autores com os acontecimentos na América Latina. É uma análise dos autores e de suas obras -- com sinopses, perfis de personagens, traduções comparadas e mais.

O interessante em traçar um panorama dessa literatura é admitir um problema primordial, inerente aos autores latino-americanos e suas obras: qual é a limitação espacial? Ou, como diz o editorial:
O que chamamos de literatura latino-americana? Aqui, optamos pelos países de língua espanhola, ou melhor, cuja colonização foi feita a partir do México e que veio descendo até o sul, mesclando culturas nativas com a do colonizador, criando tensões indiscutíveis de identididade cultural.
Só para citar alguns nomes entre as dezenas de autores: Gabriela Mistral, Julio Cortázar, Carlos Fuentes, Manuel Puig, Octavio Paz, Roberto Bolaño.

Para quem estiver com preguiça de sair de casa, é possível comprar o exemplar (além de outros da coleção, sobre as literaturas inglesa, russa, americana, francesa, portuguesa e italiana) no site da editora Duetto.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.